Análise: Total War: Shogun 2 - Fall of the Samurai (PC)
Ficha de Jogo:
Editora: Sega
Produtora: The Creative Assembly
Género: Estratégia
Plataforma: PC
A Creative Assembly leva-nos desta vez de volta ao século XIX em plena guerra no Japão, com esta nova expansão independente de Shogun 2.
Armas de fogo, novidades, problemas e dilemas socio-culturais e políticos são o prato do dia em Shogun 2 - Fall of the Samurai, temas que ajudam a indentificá-lo na marca da série e a marcar o seu próprio terreno.
Não é novidade alguma que a Creative Assembly é perita em recrear fielmente e com grande qualidade cenários históricos, e novamente em Fall of the Samurai não são só as unidades que estão simplesmente brilhantes, como também os edifícios, os menus e as barras de comando, todos estes elementos ajudam a transportar-nos para uma era diferente. Este jogo é mais exige mais do jogador, no sentido de que não se limita a exigir ao jogador uma gestão militar e económica da nação, como também lhe exige que resolva problemas culturais, sociais, políticos que atravessam o país numa inevitável época de modernização.
Um dos pedidos mais antigos dos fãs da série, era que os navios que estavam ancorados na costa pudessem intervir em hipotéticas batalhas na zona. E finalmente a Creative Assembly realizou o pedido, no entanto apesar da presença dos navios resultar num poderosíssimo bombardeamento, muitas das vezes não são certeiros, mas mantendo no entanto um bom nível de qualidade, novidade esta que por vezes pode até mudar o rumo da batalha, principalmente durante cercos.
Uma das maiores falhas de Total War: Shogun 2 - Fall of the Samurai é a tentativa de incutir nas batalhas uma perspectiva de acção na terceira pessoa, porque quando accionada esta opção (novidade) a IA assume a responsabilidade de mover e orientar as outras tropas durante a batalha, porém este controlo assumido da IA torna-se um fiasco pois a IA pouco sabe fazer mais parecendo imóvel e inútil; dando a entender que trata-se de um truque rasca da marca para dizer que incluiu novidades na série!
Dado que se trata de uma 'expansão' o tempo histórico envolvido é curto, por isso a jogabilidade por turnos modificou um pouco, tal como existem mudanças ao nível da gestão económica e militar.
Alterações compreensíveis face ao curto período histórico em que o jogo nos insere, tornando a construcção de edifícios quase um luxo a que o jogador não se pode dar se quer de verdade ganhar o jogo; porém torna-se irritante quando para o jogodor se torna extremamente difícil evoluir economicamente e militarmente e quando depois as facções controladas pela IA evoluiem com a maior das facilidades!
Total War: Shogun 2 - Fall of the Samurai vem limar algumas arestas que ficaram por limar de Total: Shogun 2, e que apesar de algumas das falhas presentes continua a ser um bom jogo, coeso e sólido, capaz de proporcionar ao jogador boas horas de diversão!
Os combates de infantaria e artilharia continuam simplesmente: fantásticos!
E por agora o modo online parece que irá manter a comunidade de fãs bem entretida...