Qual a prestação da Nintendo na E3?

07-06-2012 12:25

Poucos minutos passavam do início da conferência da Nintendo e eu já estava com um largo sorriso na cara a observar a pura genialidade de Miyamoto, director geral da produtora nipónica, que logo na apresentação nos deu um pouco do cheiro do que será o novo Pikmin 3, um clássico da Nintendo. Toda esta diversão que se gerou na plateia foi fruto dos engraçados Pikmins que acompanharam Miyamoto do seu estúdio onde se vestiu até ao palco onde brilhantemente soube jogar com as emoções nostálgicas da pessoas na palestra envolvidas.

Não foi só um retorno ao passado que me fez querer que a Nintendo apresentou argumentos suficientes para a fazer merecer o título de 'vencedora' da E3 2012 Las Vegas. Foi principalmente...o futuro e a sua nova Wii U...

O comando da tão esperada Wii U é que vem revolucionar tudo, o chamado Game Pad, que será então capaz de revolucionar a fundo toda a mecânica e definição do que se chama o Multiplayer Offline, tendo o jogador que controla o Game Pad objectivos e funcionalidades completamente distintas daquele que na mesma sala estará a usar o simples Wii Remote.

Para aqueles que gostam da cooperação nos jogos será um incremento extremamente importante em toda a jogabilidade online, pois, tal como disse Reggie Fils-Aime, agora poderemos construir a partir de blocos estruturas, tanto como passagens como muralhas para aqueles que gostam de se destacar individualmente, toda esta nova mecânica de cooperação poderá muito bem ser o novo passo do multiplayer.

Quando se esperaria uma total renovação no 'cartaz' da Nintendo com esta nova Nintendo U, tal como anunciou Reggie Fils-Aime ao anunciar logo na sua introdução 23 novos jogos para a Wii U fora os que estavam já em exposição para a Nintendo 3DS! Mas afinal o que aconteceu para todo este entusiasmo ter desaparecido quando chegou a hora da verdade? Pois, o que realmente aconteceu é que mais uma vez a Nintendo desilude e peca por voltar a usar as mesmas fórmulas de sempre, voltando sempre ao passado e fazendo reciclagem de títulos antigos para lançar sequelas que em pouco ou nada variam das versões anteriores...e isso é que infelizmente nos entristece...

Contudo, apesar de toda esta estratégia que já começa a ser cansativa, continua a existir na minha mente e de todos os apreciadores de videojogos uma esperança na Nintendo, a esperança proveniente de jogos como Pikmin 3 (que Miyamoto anunciou com o seu tradutor Bill, demonstrando todo um novo tipo de jogabilidade e interactividade com o Game Pad da Wii U, tanto como a nova categoria de Pikmins, os Pikmins de rocha, que servirão essencialmente para derrubar objectos de maior rigidez), ou como Luigi's Mansion 2 ou mesmo Paper Mario: Sticker Star! 

Já lá vai muito tempo desde que me entusiasmei com jogos desta série mas provavelmente a esperança renasceu pois na verdade a Nintendo foi a maior revelação nas conferências, apesar de continuar, na minha opinião, uns furos abaixo de Microsoft e Sony, foi aquela que maior evolução apresentou, e toda esta nova gama de jogos como Pikmin talvez possam trazer de novo a chama que a Nintendo tem perdido nos últimos anos.

Muito provavelmente a Nintendo não brilhou como já brilhou outrora noutros tempos como na E3 2006 com a magnífica apresentação de Wii Sports que nunca voltou a ser igualada em qualidade! Mas porém, apesar de tudo isto, é inegável a qualidade e principalmente a evolução e o passo que a Nintendo deu em frente! 

Parabéns Nintendo!

 

Diogo Contente (Editor)