Qual a prestação da Microsoft na E3?
A E3 é o Grande palco dos videojogos e toda a gente quer sempre fazer grande show perante tanta gente e tamanha reputação que apresenta a exposição, e como neste negócio segundas hipóteses são algo que não existem, a Microsoft decidiu apostar em grande!
Sendo dela a primeira conferência, todas as outras conferências teriam como base de comparação a da gigante norte-americana, sendo que foi ela que estabeleceu desde então no 1º dia a tabela do bom para se avaliarem as outras...vantagens de se ser o primeiro...
Apesar de ter vacilado em momentos cruciais, a sua entrada de conferência, que criou grande entusiasmo nos presentes, foi um dos pontos altos do momento, demonstrando sequências interessantes e excitantes de jogos que estão a cabo da XBox.
A apresentação começou logo bem, com uma apresentação de Halo 4, para além de se apresentar como uma sequela apresenta-se também como uma lufada de ar fresco na série, pois pareceu que desta vez o nosso velho amigo Master Chief irá enfrentar desafios muito mais elevados e de extrema categoria, tendo os seus inimigos mudado um pouco...tudo isto combinado já começava a criar entusiasmo no público.
Após esta apresentação de Halo 4, Don Mattrick veio a palco, e fez uma curta palestra, q.b. sem exagerar muito de modo a deixar no ar o entusiasmo que Halo 4 deixou...falou das vantagens do Kinect, de novas estratégias de mercado e novos parceiros de negócio, etc., mas quando as luzes se apagaram de novo a Microsoft voltou a surpreender pela positiva com a apresentação de Splinter Cell: Blacklist. Estas duas apresentações seguidas foram o suficiente para levar a plateia ao colo ao longo de toda a palestra. Excelente jogada!
Entretanto, após a apresentação de Splinter Cell: Blacklist chegou a vez da Microsoft nos enfadar com informação exagerada de SmartGlass, o nome estranho deixou-nos curiosos, e tentámos perceber mais do que se tratava. O que aparentava ser uma palestra entediante, que chegou a ser um pouco, tornou-se numa útil demonstração de aplicações tecnológicas relacionadas com smartphones, a Microsoft lançou uma nova jogada de mercado, e agora alia os seus produtos XBox a um novo mundo que está a emergir...terá futuro esta aliança? Só o futuro o dirá...
O que diferenciou a conferência da Microsoft das concorrentes Nintendo e Sony foi exactamente o facto de ter insidido mais na diversão e não tanto na carrada de informação e jogos, por este ponto a Microsoft merece com mérito nota extremamente positiva, porque foi a única de facto apresentou algo que poderá mudar a forma de encararmos a tecnologia na nossa vida! Já imaginaram estarem a ver A Guerra dos Tronos, South Park ou outra série qualquer no smartphone e de um momento para o outro quando chegam a casa conectarem-se com a vossa televisão e começarem no preciso momento em que iam no smartphone? O que nos parece ser o desenvolvimento normal da tecnologia no futuro poderá ser o que nos fará perguntar como foi possível vivermos sem estas coisas!?
Por tudo isto a Microsoft esteve de parabéns, com momentos de pura diversão como as apresentações de Halo 4 e curtas demonstrações de Tomb Raider e do jogo de South Park que chegou para soltar umas boas gargalhadas na plateia...por tudo isto a conferência da Microsoft foi extremamente equilibrada e das melhores da marca nos últimos anos!
Diogo Contendo (Editor)