Qual a necessidade de uma nova geração de consolas?
Já por várias vezes dei por mim a pensar porque é que existe tanta pressão do exterior para que seja lançada a nova geração de consolas? Se virmos a questão ao pormenor rapidamente nos apercebemos que na verdade a verdadeira pressão vem sim dos media e dos fãs do que propriamente das próprias marcas produtoras. E isso é algo a questionar! Porque será que existe tanta pressa em saltar o potencial desta geração?
Sim podemos acordar que esta E3 não nos trouxe grandes novidades, nem a Nintendo nem a Microsoft nem a Sony (como tem vindo em declínio ao longo das E3). Mas mesmo assim não foi mau de todo e rapidamente damos conta do verdadeiro potencial de Assassins Creed 3, The Last of Us ou mesmo Watch Dogs.
Mesmo o passado não nos desilude vimos nesta geração jogos como Uncharted, Halo, Crysis, Assassin's Creed e jogos que melhoraram substancialmente a sua qualidade como a famosa série Call of Duty.
Obviamente que já conseguimos alcançar em certos PC melhor qualidade do que nas consolas domésticas, no entanto essa qualidade tem os seus elevadissímos custos!
Esta geração fica claramente marcada negativamente pela falta de jogos que fizessem transição da PS2, especialmente quanto aos jogos orientais, porém na outra face da moeda foi-nos apresentado tanto pela francesa Ubisoft ou pela Naughty Dog (produtoras ocidentais) excelentes séries e personagens que simplesmente moldam e traçam o perfil perfeito da actual geração.
Os novos motores de jogos apresentados capazes de movimentos e sensações totalmente realistas são a pura demonstração do avanço tecnológico e potencial actual que de facto ainda muito tem para nos dar!
É inegável que a próxima geração está próxima e isto ficou bem claro na passada E3 onde ficou bem evidente a falta de novidades bombásticas o que comprova o total declínio das produtoras.
A Wii U está próxima, mas na minha opinião, apesar de poder vir a ser uma excelente consola com um conceito de jogabilidade inovador, não pode ser tomada como uma pioneira da nova geração, a próxima PS4 e XBox 720 (assim aclamada pelo público sem qualquer confirmação oficial) poderão não estar tão próximas quanto se julga...pensemos juntos...perante esta crise económica e perante o potencial que as actuais consolas ainda têm para dar visto que até produtores já afirmaram não ter atingido nem 50% do real potencial (produtores do famoso Uncharted por exemplo), julgo que seria um investimento no mínimo extremamente de alto risco que na minha opinião ambas as marcas não estarão para já dispostas a tomar.
Mas se por ventura acontecer, é uma real pena, pois de facto ainda têm tanto para dar....
Diogo Contente (Admin.)