Análise: Football Manager 2013 (PC)
Ficha de Jogo:
Editora: SEGA
Produtora: Sports Interactive
Género: Estratégia/Desporto
Plataformas: PC, PSP
Futebol. O desporto mais mediatizado pela indústria dos videojogos. Temos séries famosissímas como PES e FIFA que inserem mais sobre uma vertente de jogabilidade e experiencia em campo como jogador. E depois temos jogos como Football Manager e FIFA Manager que se viram mais para a vertente de gerência e estratégia em tempo real de uma dada equipa num certo campeonato envolvendo pormenores como o plantel, orçamentos de equipa, staff técnico, etc.
Tal como PES e FIFA mantém uma rivalidade no mundo da jogabilidade futebolística, FIFA Manager e Football Manager mantém uma no ramo da gestão futebolística.
Neste caso vamos analisar a fundo Football Manager que na época 2013 está em clara vantagem para com o seu rival de sempre: FIFA Manager, (onde já vimos isto!?).
Se gostas de analisar e gerir todos os pormenores da tua equipa, desde plantel (jogadores vendidos, comprados e emprestados), staff que contractas e despedes, contractos que tens de renovar, treinos e preparação física e mental da equipa, conversas de balneário e conversas com a imprensa, então deverias alinhar pelo modo Clássico, mais conhecido por Modo Football Manager. Palavras que o descrevam: simplesmente fantástico. Todo este modo foi construído em bases sólidas, coesas e muito bem pormenorizadas...tal como o fama e os fãs deste tipo de jogos exigem.
Neste modo não existe grau de facilidade nem de dificuldade, conforme a equipa que escolhes, e consequentemente, o campeonato em que te inseres, a dificuldade da tua tarefa/objectivo vai sendo dificultada. Por exemplo se escolhermos e Operário dos Açores da Segunda Divisão Nacional Centro obviamente que os meus objectivos serão completamente distintos dos do Belenenses na Segunda Liga ou do FC Porto na Primeira Liga. Consequentemente também os seus orçamentos e as suas equipas serão bastante distintas! Níveis de pormenorização são elevadissímos. Logo no início somos 'forçados' a escolher Ligas treináveis, todas as outras continuam a existir, simulando-se automaticamente, mas não poderão ser treinadas por vocês (a não ser que a meio do jogo as voltem a seleccionar...sim é possível mudar as Ligas jogáveis). Quanto maior a capacidade de processamento do vosso PC maior será a rapidez e fluidez do jogo e consequentemente maior poderá ser a vossa base de dados do jogo, como por exemplo número de jogadores reais (que vai desde os juniores, equipa de reservas até à sénior), bem como o número de ligas jogáveis.
Obviamente que neste tempo que estivemos com o jogo também já detetámos alguns 'erros' graves pelo jogo; como por exemplo: sempre que se começa um novo jogo na época 2012/2013 as transferências na Liga Portuguesa (que foi a que escolhemos jogar) são sempre as mesmas a não ser que intervamos activamente nela, porque senão for assim, então os mesmos jogadores transferirão-se sempre para os mesmos clubes, como por exemplo Grobkreutz do Dortmund para o FC Porto e Kara para o SL Benfica. Erros que deveriam ser evitados em edições futuras.
Para aqueles que preferem simplesmente simular os jogos das suas equipas e preocuparem-se exclusivamente com a gestão dos seus plantéis, então também têm o novo modo que lhes permite executarem simplesmente essa vertente de gestão, deixando toda a gestão financeira, de staff, de relações com a imprensa para o CPU tratar. Obviamente que este modo reduz significativamente o objectivo e prazer de se jogar este tipo de jogos pois verdade seja dita (escrita) este não é um tipo de jogo que agrade a todos. Primeiro porque nem toda a gente gosta de futebol e mesmo aqueles que gostam de futebol podem não gostar da vertente de gestão mas sim da vertente da jogabilidade e aqui é algo que não vai acontecer; e não vai acontecer pois nós assitimos ao jogo como treinadores, num campo 3D onde os jogadores estão no campo a disputar o jogo e a bola, onde nós podemos ir à linha dar indicações, novas tácticas, substituições, etc.
Agora alguns poderão estar a questionar-se se existe algum modo Online?! Sim, existe. É o modo Versus, que consiste em jogar com a vossa actual equipa no modo 'Carreira' (não no plantel inicial, mas sim no vosso plantel que foram construindo, o que é uma novidade bastante interessante) e desafiarem outros jogadores em Ligas ou simplesmente em jogos Frente a Frente.
Portanto, se são o tipo de jogador que gosta de pormenores, gosta de esmiuçar tudo o quanto é possível e de 'perder' tempo a analisar jogadores, os seus atributos, a o observá-los, então sim este é o jogo recomendado e garantimos-lhe que irá ser recompensado o tempo 'perdido'.
Nota: 8,8/10