Análise: F1 2011 (PS Vita)
Ficha de Jogo:
Editora: Codemasters
Realizadora: Sumo Digital
Género: Condução
Plataformas: PS Vita, PlayStation 3, XBox 360, PC, Nintendo 3DS
Após um enorme trabalho e surpresa da Codemasters Birmingham, com as versões PC, PlayStation 3 e XBox 360, com um excelente jogo que retrata fielmente a prova mais de carros mais famosa do mundo, a F1; no entanto é com alguma desilusão que recebemos esta versão da F1, na qual a Sumo Digital teve o papel de converter o jogo a uma versão portátil que saiu com alguns problemas 'mecânicos' da 'oficina'.
Basicamente, os objectivos do jogo são os mesmos das outras versões, ascender ao máximo escalão de F1, fazer uma carreira, arranjar contractos, carros e basicamente viver a vida de um piloto de alta competição destes super-carros.
Logo ao ínicio temos imensas opções de personalização, como definir o tempo de uma corrida, o número de voltas, a dificuldade, como também escolher o realismo da corrida e os problemas inerentes a essa vertente, de salientar no entanto que a IA nunca chega a ser um verdadeira desafio, antes das provas também existem algumas opções, como por exemplo pequenos ajustes à mecânica do carro, no entanto se não perceber no assunto, o melhor é mesmo não mexer, pois pode de facto interferir com a performance do carro em prova!
Se começar pelo modo a solo, modo Carreira, irá começar como um piloto amador em escalões de menores 'dimensões'. Caso obtenha boas performances marcas de renome irão tentar abordá-lo e estabelecer contracto.
Além do modo Carreira, em F1 2011 é permitido usar qualquer piloto oficial em qualquer prova do mundo isoladamente, sem qualquer antecedente. De salientar que todas as equipas e todos os carros estão licenciados e fielmente representados, tal como 19 pistas oficias.
É de bom grado também que recebemos o modo Challenge, que propõe ao jogador 60 desafios, o ideal para aqueles que se estreiam no género.
Bom modo online
Pode encontrar-se online com um máximo de quatro jogadores.
Destaque para o modo Construcotr FaceOff onde o jogador e mais um companheiro terão de trabalhar em equipa para alcançar os melhores tempos e performances, tudo isto funcionando em equipa!
F1 2011 não é de todo um mau jogo, mas depois do que vimos nas outras versões caseiras, esta versão PS Vita fica um pouco aquém do esperado, especialmente porque o jogo não aproveita nem metade das reais capacidades da nova consola portátil da Sony.
Visualmente é onde o jogo deixa mais a desejar...infelizmente...
Nota: 7,2/10